Conteúdo das aulas - 2012

      Todo ano, no 1º bimestre falamos sobre a Campanha da Fraternidade. Ela é uma iniciativa da Igreja Católica no Brasil, mas propõe uma reflexão amplamente ecumênica e social. Todos nós, cidadãos, independentemente de nossa religião, queremos viver num mundo mais justo, mais fraterno, num mundo melhor. Em cada ano a Campanha da Fraternidade lança um tema de interesse coletivo associado a uma passagem bíblica gerando assim, o lema da Campanha. A Campanha da Fraternidade existe desde 1964 e seus objetivos foram sendo modificados, ampliados, reformulados. Em 2012, o tema é Saúde Pública e o lema "Que a saúde se difunda sobre a Terra." (Eclo 38,8). Para 2013, o tema e o lema já foram escolhidos. Em decorrência da Jornada Mundial da Juventude ser realizada em nosso país e, melhor ainda, no Rio de Janeiro, a Campanha será sobre a juventude: Fraternidade e Juventude. "Eis-me aqui, envia-me!" (Is 6,8).
Saiba mais em http://www.cnbb.org.br/site/campanhas/fraternidade

     No 2º bimestre, os alunos pesquisaram temas que demandam atenção no que se refere à Saúde Pública. Além da questão religiosa dos temas escolhidos, sabemos que, quando a sociedade não é assistida no quesito saúde, ela empobrece ainda mais. Enquanto jovens cidadãos, os alunos são chamados a estar atentos à prevenção do mal (ou dos males) que rodeia(m) a população, em especial, de nossa cidade. Aborto, Violência contra a Mulher/Lei Maria da Penha, Violência contra a Criança/ECA, Controle da Natalidade/Planejamento Familiar, Estatuto do Idoso, foram os temas trabalhados.
    
     Para o 3º bimestre, os temas serão abordados através da criação de Haicais, pequenos poemas de origem japonesa. Os alunos, por meio do blog e da webquest já publicada nele, serão convidados a criar seus poemas escolhendo temas recorrentes do dia a dia: amor, amizade, vida, alegria, estações do ano, natureza, enfim, temas do interesse de cada aluno.

     Também no 3º bimestre, trabalharemos para colocar em prática o projeto "Família: nosso porto seguro" já postado no blog.

      O 4º bimestre teve início com a reflexão sobre o idoso no Brasil e as últimas pesquisas sobre a expectativa de vida da população brasileira, mas o tema principal do bimestre será a elaboração de priojetos: como elaborar um projeto e quais etapas devem ser seguidas.

    

2 comentários:

  1. aluna : Paloma Machado Fernandes t : 10002cn
    colegio :cerb
    trabalho: haicai
    se um dia você for embora
    me leve com você
    so assim serei feliz

    ResponderExcluir
  2. ALUNA:STEPHANIE DUARTE MACHADO
    CERB:COLEGIO estadual rui barbosa
    trabalho:haicai
    Eu tenho amor,tenho felicidade
    só falta voce
    pra preencher a minha felicidade.

    A lua é bonita
    qUANDO estou contigo
    ilumina mais ainda.

    ResponderExcluir